Escolha uma Página

Essas 7 dicas que vou te mostrar, é a base para formar uma profissional que vai atender as expectativas de qualquer empresa que fizer parte. Sendo assim, não deixe de acompanhar, combinado?

1 – Trabalhe sua comunicação

Sem dúvidas, a principal qualidade que você precisa desenvolver para ser uma excelente recepcionista é a boa comunicação. Afinal de contas, você estará se comunicando o tempo todo com funcionários e acima de tudo, clientes.

Para fortalecer essa qualidade você deve procurar falar com clareza, ter objetividadeprecisão na mensagem recebida ou passada, saber gerenciar suas emoções e as das pessoas, verificar se comunicou toda a informação e principalmente, saber ouvir as pessoas.

Esses são pontos cruciais, afinal, você não quer passar uma informação pela metade para seu chefe, não é mesmo? Ainda pior, transmitir essa informação de um jeito que ele não entenda nada e não dê a devida atenção à isso.

2 – Tenha uma organização impecável

Ser organizada no trabalho de recepcionista além de ser preciso é muito positivo pra você. Em outras palavras, provavelmente seu dia a dia vai ser muito corrido e se não souber onde colocou os últimos recados, por exemplo, você pode se prejudicar.

Não é melhor ter tudo ao seu alcance? Vai que o patrão precisa do relatório que pediu para você no começo do dia e você não consiga achar de jeito nenhum. É uma situação que pode colocar à prova sua capacidade e competência.

Portanto, saiba exatamente onde colocou cada coisa, marque em sua mesa os locais onde cada tipo de documento deve ficar. Organizando dessa maneira, você consegue criar um fluxo de trabalho e a dúvida de como ser uma boa recepcionista será questão de tempo para acontecer.

3 – Seja proativa e multitarefa na empresa

Para quem você acha que a empresa vai destinar a vaga de recepcionista? Para aquela que só atende telefone e passa recado ou a outra que atende telefone, passa recado, leva a informação à frente, atende todos igualmente e está sempre aberta a mudanças?

É uma pergunta que despensa resposta, não é mesmo? Dessa forma, procure ser a mais proativa possível, faça tudo que lhe for passado e muito mais do que isso, afinal, o que as empresas precisam nos dias de hoje, são de pessoas multitarefas.

Mesmo que você escute que isso não te leva a nada ou que você gosta de fazer bonito, não dê ouvidos. Como ser uma boa recepcionista consiste justamente em fazer o máximo que puder, pois a maioria dos ambientes de trabalho precisa de alguém assim.

4 – Mantenha a compostura

Se você acha que não vai encontrar momentos desagradáveis pelo caminho, está enganada. Certamente, sempre terá aquela pessoa que não está num bom dia, com problemas pessoais e pode acabar descontando essa frustação em você.

Nessa hora é importante e recomendado que você mantenha sua postura educada e profissional. Assim, tente lidar com a situação de uma forma a acalmar a pessoa e desencorajá-la a agir dessa forma.

Essa é uma característica muito procurada na boa recepcionista, ou seja, aquela profissional que sempre consegue criar harmonia no ambiente. Manter a calma é sinal de uma pessoa centrada, experiente e realmente preparada para o trabalho.

Dicas para ser uma boa recepcionista

5 – Cuide da sua aparência profissional

Com essa dica, minha intenção é mostrar como é importante que você, recepcionista, esteja vestida apropriadamente para o trabalho. Em outras palavras, você é a cara da empresa e talvez o primeiro contato do cliente com a companhia, portanto, impressione.

Procure criar um código de vestimenta que esteja alinhada aos padrões da cultura da empresa. Claro, sem exageros, pois até mesmo um vestido curto, por exemplo, pode ser inapropriado para a ocasião, ficar muito atenta a isso é fundamental.

Não poderíamos de tocar no assunto da maquiagem, afinal, quase nenhuma mulher vive sem, não é mesmo? Pegue leve e mantenha um perfil voltado mais para o estilo conservador, pode ter certeza, não tem erro.

6 – Cordialidade sempre

Todos os profissionais devem apresentar uma educação exemplar, indiferente a sua área de atuação, não é mesmo? As recepcionistas profissionais então, devem levar isso ao pé da letra, pois é um requisito muito procurado pelas empresas.

Além da educação é muito importante apresentar simpatia e gentileza, pois você vai usar cada um desses atributos em diferentes ocasiões. Haverá momentos em que precisará atender pessoas irritadas, descontentes e insatisfeitas, somente por meio dessas características você consegue dar a volta na situação.

Mantenha-se no controle da situação e imponha a gentileza para lidar com os diferentes perfis das pessoas.

7 – Dedicação é fundamental

Essa dica tem como finalidade reforçar a ideia de ser uma recepcionista proativa, ou seja, dedicada aos objetivos da empresa. Em outras palavras, literalmente vestir a camisa da empresa é o que você precisa para ter sucesso e garantir seu espaço.

Procure fazer a diferença na gestão dos negócios e sempre facilite os processos que passam por você. Quando for possível, assuma responsabilidades maiores, pois a excelência vem justamente de se arriscar, trabalhar em equipe e se dedicar.

Como ser uma boa recepcionista? Na verdade só depende de você, afinal, essas características são adquiridas ao longo do tempo e com experiência, mas começar ainda hoje a remar na direção desse sonho, é fundamental para que você realmente o alcance.