Escolha uma Página

O trabalho realizado pelo zelador é de suma importância para o funcionamento de todo condomínio ou prédio! Mas, será que você realmente sabe quais qualidades que um bom profissional em zeladoria tem 

Ele é nada mais, nada menos do que o braço direito do sindico e deve atuar de forma muito semelhante a um gestor, tendo como atribuição principal garantir a supervisão do trabalho de outros colaboradores, como porteiros, vigilantes, faxineiros, garagistas e outros que sejam seus subordinados. 

O zelador ainda tem a importante missão de prestar uma espécie de assessoria ao sindico, bem como a administração responsável do prédio ou condomínio. 

Nesse sentido, ele precisa prestar um auxilio em diversas funções de cunho administrativo. 

 

Quais qualidades que um bom profissional em zeladoria tem – entenda quais são elas agora mesmo! 

Diante de tantas atribuições e funções importantes, é importante que o zelador tenha como característica: 

  • Liderança: provavelmente esse é uma de suas qualidades mais importantes. Isso porque ele deve liberar uma equipe, permitindo que a rotina do prédio ou condomínio ocorram de maneira efetiva. Essa responsabilidade se amplia quanto maior for o local de atuação dele, pois isso tende a exigir uma equipe muito maior também! Quando se trata de liderar, é importante ter em mente que ele deve saber influenciar de forma assertiva dando subsídios para que elas realizem suas funções da melhor maneira possível. 
  • Dedicação e pró-atividade: como dissemos anteriormente o zelador é uma espécie de gestor – e todo o bom gestor precisa considerar a pró-atividade como uma aliada. Se perceber que existe um acumulo de tarefas por parte dos outros funcionários, é ele que deve prestar auxilio para permitir que as funções sejam realizadas de forma efetiva. Simultaneamente é importante ter sempre uma total dedicação para a demanda diária seja satisfatória. 
  • Ética e boas doses de descrição: como se trata de uma figura que tende a circular em diversas áreas do ambiente, tendo maior contato com as pessoas que por lá circulam, é essencial que o zelador tenha ética e descrição sempre! 
  • Trato e muita firmeza: o pulso firme se faz necessário em algumas situações e isso é determinante para que os funcionários se dediquem às suas tarefas, bem como no cumprimento das normas e procedimento internos – sempre levando em consideração a flexibilidade e um bom jogo de cintura para se dedicar ao trato pessoal – e isso inclui todas as pessoas, funcionários, visitantes, clientes, fornecedores, moradores, entre outros. 
  • Capacitação: como o zelador possui uma série de responsabilidades e atribuições ele não pode ser apenas mais um funcionário que lida com diversos aspectos de forma improvisada. Por isso ter uma capacitação, mesmo que básica pode agregar um grande diferencial para o seu desenvolvimento. Ter ao menos o ensino médio completo e uma boa comunicação (tanto verbal como escrita) é um fator importante sempre! Uma boa base de conhecimento no que diz respeito à parte elétrica e hidráulica pode ajudar também na hora de lidar com fornecedores e avaliar a necessidade de uma eventual manutenção. 

Como garantir que o seu prédio ou condomínio tenha um bom zelador? 

Uma das alternativas mais assertivas para apostar de forma efetiva na contratação de um zelador consiste em contar com a expertise de uma empresa especializada. 

Isso porque a empresa poderá destacar um profissional realmente qualificado, que possa atender amplamente as expectativas necessárias. 

Outro ponto positivo nesse perfil de contratação consiste em sempre manter o time completo em atividade no ambiente – se por exemplo o zelador ou outro funcionário faltar ou for afastado por qualquer motivo, a empresa poderá selecionar de imediato um outro profissional, também qualificado, para atuar.